top of page
Novos tempos pedem novas abordagens e este módulo inicial se dedica a esmiuçar algumas práticas jornalísticas inovadoras que se alinham a essa nova forma de consumo de conteúdo na sociedade. As aulas englobam desde como incorporar processos de checagem na rotina do jornalista, passando por formas de usar as redes sociais para promoção do seu trabalho, até como criar material jornalístico com participação ativa dos leitores e maneiras de engajar a audiência via newsletter e WhatsApp.
Nesta aula você vai entender o que é fact-checking e aprender os primeiros passos para verificar informações que circulam nas redes sociais. A aula foi desenhada para fazer uma introdução dos processos de checagem que merecem ser incorporados ao dia a dia do profissional de imprensa.
Natália Leal é diretora de conteúdo da Agência Lupa
AULA 1
Fact-checking, cobrindo boatos, rumores e fake news
com Natália Leal
Métricas e metas são termos centrais nesta aula que apresenta formas práticas de como você pode melhorar a sua participação online e meios de usar as redes sociais para cumprir seus objetivos ao estabelecer marcas e conversar diretamente com o seu público.
Pedro Burgos é programador e professor de jornalismo e de comunicação do Insper
Marcela Donini explica de forma didática como é possível se aventurar na produção de conteúdo para newsletters e boletins enviados via WhatsApp, práticas inovadoras que têm se tornado mais atrativas para jornalistas e para os leitores, por fornecer novas formas de abordagem.
Marcela Donini é jornalista, editora-chefe do grupo Matinal Jornalismo e co-fundadora do Farol Jornalismo
AULA 2
Dados, métricas e audiência
com Pedro Burgos
AULA 3
Produção de conteúdo para WhatsApp e newsletters
com Marcela Donini
Âncora 1
Âncora 2
Âncora 3
Especialistas em jornalismo participativo, Giulia e Anna Beatriz reforçam nesta aula a importância de fazer investigações em parceria com o público e meios de como exercitar essa abordagem de forma estratégica para alcançar diferentes setores da sociedade e estreitar laços com os leitores.
Anna Beatriz Anjos é repórter da Agência Pública e Giulia Afiune é editora de audiência da Agência Pública
AULA 4
Jornalismo participativo e criador de comunidades
com Giulia Afiune e Anna Beatriz Anjos
Âncora 4
bottom of page